Hipertensão
Hipertensão
Popularmente denominada de pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença muito comum, pois atinge mais de 30% da nossa população. Caracteriza-se pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, ou seja, da pressão vigente dentro das artérias do nosso organismo.
Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial maior ou igual a 140 por 90 mmHg ou 14×9, em pelo menos três ocasioes. Ou seja, uma medida isolada de pressão arterial elevada não é suficiente para se afirmar que o paciente seja hipertenso. Também não é preciso ter algum sintoma para sua caracterização, podendo uma pessoa, mesmo sem sentir nada, ser portador da doença
Uma pessoa se torna hipertensa geralmente pela combinação de fatores genéticos e ambientais.
A principal causa são os fatores hereditários/genéticos, porém há alguns fatores ambientais que aumentam a chance de se tornar hipertenso: dieta rica em sal, obesidade, sedentarismo e etilismo.
A hipertensão arterial aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), que são as principais causas de mortalidade em nosso país, superando o câncer. Ela é também uma importante causa de insuficiência renal (parada do funcionamento dos rins) com necessidade de diálise.
A hipertensão arterial é perigosa também pois é uma mal silencioso, ou seja, é comum atendermos pacientes em consulta de rotina com pressão de 18 x 10 sem apresentar nenhum sintoma. Muitos só descobrem que são hipertensos após o primeiro infarto ou AVC. É aconselhável consultar o médico pelo menos uma vez por ano, antes do aparecimento dos sintomas.
Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado. As medidas iniciais são o controle do peso, correção do hábito alimentar e a prescrição de atividade física individualizada.
A redução do sal na dieta e o emagrecimento são fundamentais. O tratamento medicamentoso evoluiu bastante nos últimos anos e atualmente há muitas opções disponíveis, com medicamentos de fácil posologia (uma tomada por dia), potência antihipertensiva e poucos efeitos colaterais.
